BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Meio Ambiente ou Ambiente Inteiro?


Em um café da manhã, assistindo os noticiários locais globais e de outras emissoras de televisão, as notícias não paravam a respeito de José Sarney e seus atos antes “secretos”, que agora foram postos como principal cena da tragicomédia que é a política brasileira, a qual eu, você e todos os indivíduos que mal conhecemos no nosso cotidiano estão inseridos. Porém, não apenas os atos do circo de horrores vindos de Brasília, como também os velhos e bons comerciais que com ajuda tecno-científica-informacional, contam com elementos antes inimagináveis de serem vinculados no meio televisivo: besouros e outros insetos bebendo coca-cola, um carro com tamanha tecnologia que só pode tem vindo de outro mundo, surge onipotente caído como um meteoro do céu. Vi, de forma abismada uma propaganda dos ecologicamente corretos, de uma ONG, em prol da preservação ambiental, o incentivo ao ato de urinar ou mesmo vulgarmente fazer xixi no chuveiro no momento do banho. Meses atrás essa “idéia” havia sido veiculada no jornal noturno do casal de apresentadores conhecidos na TV brasileira.

A apresentação da matéria arrancou sorrisos de canto de boca e parou por aí. Não vi a campanha em algum meio de comunicação impresso ou televisão, somente um artigo feito por Malu Fontes, abordando o tema. Passaram-se meses e agora a notícia voltou à tona. Vários monstrinhos dialogam no comercial convencendo a galerinha de casa e os marmanjos de plantão a conceber tal idéia. Há uma faca de dois gumes. Nota-se uma crise ambiental resultante da falta de consciência ecológica individual, quiçá coletiva. Os sacos de lixo plásticos, os quais demoram de se decompor no ambiente, estão sendo substituídas por ecobags, sacolas de pano para guardar suas compras. Aos preocupados com a moda, podem ser customizados e ficar uma gracinha!Para os ecologicamente corretos uma excelente alternativa. Para mim legal, interessante. O ato de gastar água no momento de escovar os dentes e não fechar a bendita torneira, horas caindo pelo ralo ou tomar ao se ensaboar deixar o chuveiro ligado, sem banhar qualquer corpo que seja e por aí vai. Porém, o ponto principal, a ponta do iceberg, o pico da neblina está na utilização de descargas, as quais gastam até 12 litros de água a cada vez que são dadas. Gastou acentuado, comparando uma família brasileira de classe média, com o casal e dois filhos pré-adolescentes. Se cada um der no mínimo 6 descargas por dia,como fica a história no fim do mês, e o impacto no meio ambiente?Contudo, as novas tecnologias foram inseridas no contexto para melhorar a catastrófica situação.

A descarga inteligente, onde fezes e urina, correspondem 6 e 3 litros de água respectivamente, acionando 2 botões individuais.A tecnologia com sustentabilidade associada ao meio ambiente.Diante o cenário atual, deve-se investir em práticas sustentáveis, bom para o meio ambiente , bom para todos nós.Porém não se deve deixar de lado a condição humana básica:A higiene; ao urinar no chuveiro, o odor desagradável fica semelhante ao banheiro público, e o bom cheiro, bom viver e conviver com o outro, faz parte da condição humana essencial.

Fabiane Abreu

13/05/09

21h00