BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Telenovelas:Paixão Nacional


A grande verdade é que somos apaixonados por novela! Mesmo! Há quem diga que não acompanha, não tem tempo para acompanhar os folhetins, acha uma verdadeira perda de tempo, mas invariavelmente acaba perguntando a um ou a outro o que está se passando na trama, quem é a vilã, mocinho ou mocinha, observando aquelas revistas de fofoca em consultórios médicos ou nas gôndolas de lojas de conveniência e supermercados.
Hoje, é o último capítulo da novela das 20h, Viver a Vida, encabeçada por Manoel Carlos, cuja direção é de Jayme Monjardim, com uma reapresentação no sábado (15/05/10).Há quem diga que a novela apresentou defeitos, mas há também aqueles que são completamente apaixonados por elas. Redescobrimos a ponte LEBLON- Qualquer lugar do mundo! Na trama, a vez foi de Búzios-Leblon-Petra (no início da trama).
Observamos atônitos as paisagens belas, e as fotografias de cada paisagem, e no ponto crucial da trama, sofremos junto com a personagem Luciana vivida pela atriz Aline Morais, e observamos a sua recuperação dia-a-dia. Reaprendemos a nos movimentarmos, e assim nos desenvolvermos diante nossas próprias limitações psíquicas, a aceitarmos a diferença, e nos superarmos a todo tempo, todo dia.
As telenovelas hoje surgem como principal veículo de entretenimento para a massa populacional, neste país verde e amarelo. Todas as classes sociais, unem-se, em uma linha tênue e invisível e compartilham emoções, alegrias, risadas, e um contentamento, atrelado a uma tristeza sem fim ao ver que aquele folhetim, se exauriu, acabou! Desde o início das radionovelas, onde se reunia toda a família para ouvir aquelas falas românticas de seus personagens, até o surgimento da televisão, com imagem preto e branco, e logo depois a cores, o encantamento por uma história criada, perpetua o imaginário popular. Por fim, creio que a novela não só nos une com uma verdadeira paixão nacional, mas nos conecta com um dos principais sentimentos humanos: a EMOÇÃO.
P.S: Diante desta ode a telenovela global, tenho que admitir: Estou triste com o final de Viver a vida!
De seu autora, apaixonada por novela e triste com o final de uma,
Fabiane Abreu (14/05/10)
8h43